Como Eu Consegui Meio Milhão de Inscritos no YouTube (E o Que Aprendi Com Isso)
Eu me lembro como se fosse ontem: celebrando 100 inscritos no YouTube. Na época, era muita coisa. Hoje eu tenho mais de 500.000 inscritos em mais de 4 canais do YouTube. Dois canais de jogos (mxdeegan237, thedeegan), um canal de música (MxDsound) e um canal educacional (inteligência irracional). Quando eu comecei a fazer vídeos no YouTube, não havia uma comunidade estabelecida em torno da plataforma. As pessoas usavam o YouTube principalmente como uma plataforma pra enviar os vídeos e então publicavam em sites e blogs. A maioria das pessoas nem sabia que você podia se inscrever em um canal. Obviamente, muita coisa mudou desde então, e eu tive o privilégio de poder aprender como fazer um canal funcionar conforme a plataforma se desenvolvia e eu estou aqui pra compartilhar o que aprendi dessa experiência, e ensinar como aumentar seus inscritos no YouTube.
Hoje existem modelos mais complexos de canais no YouTube que envolvem uma equipe com editores, estrategistas, designers etc. Apesar de alguns existirem alguns pontos em comum entre os modelos, nós vamos avaliar um mais simples, mais comum, o do YouTuber solitário.
Como Eu Cresci a Partir de 0 Inscritos?
Uma das perguntas mais comuns que eu recebo através de mídias sociais é: “Como eu desenvolvo meu canal a partir de 0 inscritos?”. Eu percebo que as pessoas querem que eu dê uma resposta mágica, como se elas fossem atingir o sucesso da noite para o dia. Nem preciso dizer que não funciona dessa forma. Mas eu posso te aconselhar em como desenvolver um canal pequeno no YouTube desde o começo.
Quando eu comecei a fazer vídeos era ainda mais difícil de crescer do zero, porque como eu já mencionei, as pessoas não estavam acostumadas a inscrever-se em canais. Os criadores não gerenciavam os canais da mesma forma que fazem hoje. Eu comecei postando todos os meus vídeos em fóruns de XBOX, e com isso consegui meus primeiros 50 inscritos. Isso era incrível pra mim, saber que 50 pessoas queriam assistir meus vídeos, queriam ouvir o que eu tinha pra dizer. Depois disso, eu enviei um vídeo para um blog especializado e eles publicaram. Só essa estratégia me render cerca de 300 inscritos e a partir desse ponto, as coisas começaram a desenvolver-se organicamente.
Como você pode desenvolver um canal do zero:
- Seja ativo na comunidade
- Comente em vídeos de outras pessoas
- Inscreva-se em outros canais
- Compartilhe vídeos de outras pessoas
- Colabore com outros YouTubers que tenham um pensamento similar ao seu
- Aprenda uma variedade de tarefas, desde edição de vídeo à mídias sociais
O YouTube funciona como uma rede social: as pessoas vêem as suas atividades e interagem com você a partir delas. Essas dicas são especialmente efetivas para canais menores, pois é mais fácil notar suas ações entre a comunidade em torno deste canal específico.
Colaboração é Chave!
Enquanto eu estava desenvolvendo o vídeo para o blog que eu mencionei acima, um colega YouTuber me enviou uma mensagem, pedindo para fazer um vídeo colaborativo. Isso era incrível pro meu canal: não apenas eu estava estabelecendo minha primeira conexão de trabalho no YouTube, mas também, com esse vídeo colaborativo, tanto eu quanto ele ficamos mais conhecidos entre nossos inscritos. Significava mais inscritos, para os dois.
Divulgação de um grande YouTuber funciona, mas só se você continuar dedicando-se ao canal. Você deve apresentar, consistentemente, o conteúdo de qualidade que seus novos inscritos esperam. Uma estratégia muito boa é fazer, com regularidade, vídeos colaborativos com canais de tamanho similar ao seu, com os mesmos objetivos, e estabelecer uma parceria de longo-prazo.
YouTube Não é Fácil
Hoje já é sabido que você pode ter uma carreira de sucesso como criador de conteúdo no YouTube. Mas quando eu comecei, quando eu dizia para as pessoas o que fazia da vida eles me olhavam como se eu fosse um tipo de bon vivant, vivendo as custas de alguém. Mal eles sabiam, eu já estava ganhando mais do que meus antigos colegas da faculdade de economia. Agora, pensando a respeito, isso só fez com que eu quisesse ter ainda mais sucesso.
Trabalhar como YouTuber requer habilidades específicas muito diferentes de outros trabalhos. Você tem que ser bom em tudo. Se você trabalha como analista de fusões e aquisições de empresa por exemplo, você recebe todos os dados macroeconômicos de outro departamento, os modelos usados na avaliação de empresas foi desenvolvido por outra pessoa e a palavra final sobre fechar o negócio ou não, é da diretoria. No YouTube você é responsável por todas as partes do negócio. Você tem que saber tudo sobre a plataforma, como editar vídeos, áudio, imagens para thumbnails, como usar mídias sociais, fechar negócio com anunciantes, ser criativo e além disso, ser um bom comunicador.
Não só isso, mas você ainda tem que saber como fazer BEM essas tarefas. Você pode ser o melhor editor de vídeos do mundo, mas se for um mau comunicador, ninguém vai assistir seus vídeos. Você pode ser o melhor comunicador do mundo, mas ninguém vai assistir seus vídeos ou inscrever-se no seu canal se seu áudio for horrível e ninguém conseguir entender o que você diz.
Trabalhar com YouTube não é fácil (ao contrário do que muita gente pensa) e pode ser estressante. Demanda muito esforço e dedicação, mas vale a pena, e quando você pega o jeito, nada se compara.
Eric Hamers é Head of Brazil da Brazucas, uma comunidade Bent Pixels, e Bent Pixels Select (Brazil).
Recent Comments